Curso : Tecnologia na Educação:Ensinando e aprendendo com as TIC.
Cursista:_ Espedita Maria de Almeida.
Tutora:Cassandra
Unidade III- Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade-1 Análise de recursos educacionais ,planejando e execução de aula com material digital.
Professora Espedita Maria de Almeida
Escola Estadual Denise Gomide Amui.
Turma: 5º anos “A e B”
Turno: Ensino Fundamental de Tempo Integral
Disciplina:Língua Portuguesa e Arte.
Duração das atividades:120 minutos .
Alunos que participaram 56.
Conteúdo: Gênero textual :.
O que o aluno poderá aprender com esta aula :
• Reconhecer o gênero Conto em meio a outro gêneros.
• Fazer antecipação de fatos com base no titulo ou desfecho do texto;
• Reconhecer nos textos lidos diferentes recursos discursivos, tais como inserção de vozes,uso de conectivos,argumentativos entre outros.
• Construção de texto respeitado as características essenciais do gênero conto.
Conhecimento prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Características dos contos .
Estratégia e recursos da aula :
www.youtube.com/watch?v=Smai-uLJvdU/
METODOLOGIA
1º momento: apresentação do conto através do vídeo.
2º momento: Após a, visualização do vídeo foram feitos alguns questionamentos como:
Quais os personagens da história?
Qual a ação praticada pelos três porquinhos?
Levado para nossa realidade qual a lição de vida que o texto nos dá?
Desenho dos personagens do conto.
Reescrita de texto através do conto.
Produção de texto coletivo.
Antes de iniciar a construção do texto leva os alunos a refletir qual será a mensagem final.
Revisão do texto à medida que as idéias são colocadas pelos alunos,chamando atenção para as necessidades de se fazer compreender pelo leitor, mantendo-se fiel ás características do gênero.
Recursos Humanos;
Professor/Alunos
Recursos Educacionais
Gênero textual conto apresentação em vídeo.