domingo, 18 de novembro de 2012


ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE 
PLANO DE AULA DE CIÊNCIAS
PROFESSORA:ESPEDITA MARIA DE ALMEIDA
TURMA:4ºANO”A e B”
DURAÇÃO DA ATIVIDADE
APROXIMADAMENTE:120- DUAS (2) AULAS DE 60 MINUTOS CADA

http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/habitos_alimentares_dos_brasileiros.gif
    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a alimentação está inserida no Bloco Temático Ser Humano e Saúde, portanto é preciso desenvolver a consciência nas crianças em relação aos hábitos alimentares saudáveis, e claros, considerar as demandas individuais e as possibilidades coletivas de obter alimentos.
    Os PCN também reforçam que a pesquisa sobre hábitos alimentares em outras culturas, próximas ou distantes no tempo e no espaço, sobre os próprios hábitos alimentares e de pessoas da comunidade de diferentes idades permite conhecer alimentos mais consumidos nas diferentes refeições, motivos de consumo, gostos pessoais, como foram formados, preferência por alimentos crus ou cozidos, por frutas, legumes e verduras ou carnes.
Nesse sentido, planejei esta aula para ser que desenvolvida  com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental.


Objetivos
- Possibilitar ao estudante reconhecer a importância dos alimentos como fonte de energia e para o crescimento e a manutenção do corpo saudável.
- Estimular a reflexão do estudante a respeito do conceito de alimentação saudável.
- Conscientizar os estudantes da importância de comer de tudo um pouco.
- Reconhecer o significado e como funciona a Pirâmide Alimentar.
Recursos Didáticos: Cartaz, gravuras, cola, computador, Internet, caderno, lápis, borracha, lápis de cor, quadro-de-giz.
Situação Didática
Preparação para aula com uso dos Laptop
1- Iniciar a aula solicitando dos estudantes uma lista de alimentos que comem normalmente, discutir com eles o que gostam e o que não gostam de comer.
Com auxilio do laptop usado pelos alunos mostrar imagens de alimentos variados como: frutas, verduras, legumes, grãos, leite, carnes, peixes, frango e perguntar o que comem, o que não comem e o que nunca experimentaram.
 Articular com aos estudantes o tipo de  alimentos ,que faz bem para se ter uma saúde saudável.
Levá-los a perceber que passaram por diferentes fases de alimentação de acordo com o desenvolvimento de seu corpo: leite da mãe, papinhas de frutas amassadas, sopinhas e outras.
2- Perguntar por que precisamos nos alimentar e como devemos nos alimentar. Deixar que cada um dê sua opinião e ressaltar que o alimento é responsável pelo nosso crescimento, desenvolvimento, energia e saúde.
3- Questionar: se cada alimento tem uma função, posso deixar de comê-lo porque não gostei a primeira vez que experimentei?
Socializar a aula com os alunos para que eles assimilem melhor o conteúdo  e sugere questionamentos. 
piramide
Ouvir sua contribuição e convidá-los para uma pesquisa na Internet:
Na sala de aula com uso do laptop
Pesquisar no seguintes sítios :
Em um editor de textos, anotar informações que considere importante.
Em seguida  pedir que os alunos respondam as questões abaixo tomando como referência os dados da pirâmide alimentar apresentada.
1.    Escreva o nome dos alimentos que fazem parte da base maior da pirâmide.
2.    Quantas porções diárias de frutas são recomendadas na alimentação?
3.    Escreva o nome de algumas leguminosas que você costuma comer.
4.    Quais os alimentos da pirâmide que devem ser menos consumidos? Por quê?
5.    Oriente os alunos a desenharem a pirâmide alimentar no caderno de Ciências. Eles ainda poderão desenhar um triângulo para representar a pirâmide e depois recortar de folhetos de supermercado os alimentos e colar nos lugares adequados.

Obs: O Professor deve acompanhar e orientar a leitura das principais informações contidas nos sites, prevenindo o desvio do assunto. Corrigir possíveis erros de grafia e orientá-los a preservar os créditos das informações. (As anotações servirão para compor um cartaz que será elaborado pelos estudantes na próxima aula)

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