quinta-feira, 17 de junho de 2010

A linguagem do século XXI

A escola está distante dos desafios do seculo XX. O Fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolverem de uma maneira diferente -gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet.As novas alfabetizações estão entrando em cena, e o Brasil não está dando muito importancia a isso - estamos encalhados no processo do ler,escrever e contar.

16 comentários:

  1. NO MUNDO MODERNO QUE VIVEMOS TEMOS QUE NOS ATUALIZAR COM AS TECNOLOGIAS POIS ESTAMOS NO SECULO XXI E NÃO PODEMOS FICAR PARADOS

    ResponderExcluir
  2. NAVEGANDO NO HIPERTEXTO

    Com os tempos atuais que estamos vivendo a era das tecnologias a escola deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com hipertexto, reconhecendo nele uma poderosa ferramenta de aprendizagem através da pesquisa da construção cooperativa e interativa, através das bibliotecas e cursos virtuais, onde professores e alunos aprendem juntos.A leitura se torna mais dinâmica através das imagens e sons, possíveis de se escolher um messmo assunto produzido por vários autores dos inúmeros links disposto nas paginas dos hipertextos e sua velocidade de acesso às informações.Ocorre assim, a socialização de vários aspectos da realidade humana através das tecnologias de informação e de comunicação.
    Gostei muito de viajar pelo hipertexto pois ele é rico em informações, adequada ao professor.
    Um abraço
    Espedita

    ResponderExcluir
  3. HISTÓRIA DE ARAGUATINS
    O local onde hoje é Araguatins teve como primeiros moradores a família de Máximo Libório da Paixão, em 1867. No entanto, foi fundada por Vicente Bernardino Gomes no ano seguinte com o nome de vila São Vicente do Araguaia, em 9 de junho de 1868. Vicente Bernardino, que antes residia na Colônia Militar de São João do Araguaia, no Estado do Pará, resolveu subir o Rio Araguaia e procurar um local onde pudesse fundar uma povoação. Aproveitou da existência de grandes pequiseiros, oitizeiros, entre outras árvores regionais dando início à sua exploração econômica. Para tanto, acolheu trabalhadores vindos de diversas regiões que passaram a fixar residência na localidade. A vila passa a categoria de município pela lei nº 426 de 21 de junho de 1913, que foi sancionada pelo Decreto nº 3.639 de 5 de março de 1914 e instalado em 12 de novembro do mesmo ano pelo Decreto nº 3.774. Em 1945, a sede do Município foi transferida para Itaguatins, pelo Presidente Getúlio Vargas. Depois de três anos de transferência da sede, o Município foi criado pela segunda vez pela Lei nº 184 de 13 de outubro de 1948 tendo sido reinstalado em 1 de janeiro de 1949. Com a criação do Estado do Tocantins em 1989 o Município passa a integrá-lo, antes era parte do Estado de Goiás. O nome Araguatins nasceu da junção dos dois rios Araguaia e Tocantins por sugestão do Prefeito Antonio Carvalho Murici, tendo sido aprovado pelo Decreto nº 8.305 no ano de 1943.[5]

    ResponderExcluir
  4. O SEnhor ensina=me a separar tempo para estar contigo ea estar quieto em tua presença.Dá-me um espírito sossegado p/ esperar em silencio e tranquilidade.Na quietude renova as minhas forças.
    Senhor da-me muita sabedoria te amo de coração

    ResponderExcluir
  5. A internet veio realmente para revolucionar e tornar ainda mais hábil o trabalho dentro da educação. Uma área que exige do professor prazer pelo que faz, e o desejo de crescer e buscar o melhor para ver o sucesso de seus alunos. Navegar pelo hipertexto e conhecer profundamente o assunto que muitas vezes até o momento seria mínimo, mas, com a o uso de tal ferramenta nos levar a conhecer ainda mais, através da história. Para lidarmos com o texto que estamos á procura, navegar por ele e ler amplamente, com o uso do hipertexto, para mim foi legal, e isso, nos traz muitas expectativas e curiosidades sobre o novo e criativo para o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Penso na educação como uma possibilidade de mudança cultural, política e social. Sou professora porque acredito e gosto da minha profissão, mesmo com todos os problemas e falta de políticas públicas que a valorizem como se deve.
    Sou "discípula" do Mestre Jesus Cristo, que foi o maior educador da história, pois ensinou com amor e inteligência, despertando nas pessoas a criticidade e rompendo com padrões estabelecidos.
    ESPEDITA MARIA DE ALMEIDA

    ResponderExcluir
  7. Hoje um novo dia acontece para ti.
    Uma nova oportunidade de abrir os olhos
    e reencontrar o teu mundo, as tuas cores,
    os teus companheiros, a tua respiração,
    o teu centramento, a tua direção...
    Procura estar atento ao teu momento,
    àquilo que viverás.
    Cuida de ti, entra em contato com a tua luz divina e agradece por estares participando de mais um dia.
    Ama, dança, celebra.
    Vive o teu dia como se este fosse o único.
    Fica atento: neste dia chegar-te-á o momento onde o aprendizado ser-te-á dado e tens que estar presente,
    se ao contrário, mais uma vez,
    podes perder a oportunidade.
    Absorve as boas coisas que te chegarão e descarta aquelas que tiverem a intenção de
    esvaziar-te o coração.
    Olha sempre para onde a luz brilha
    e lá estará a tua alegria, a tua serenidade.
    Quando o anoitecer chegar,
    deixa que tuas estrelas
    possam estar presentes,
    iluminando o teu céu interior e descansa.
    Deus cuidar-te-á para que novamente despertes
    para um novo dia.

    ResponderExcluir
  8. A Arte de ser Feliz


    Acorde todas as manhãs com um sorriso.
    Esta é mais uma oportunidade
    que você tem para ser feliz.
    Seja seu próprio motor de ignição.
    O dia de hoje jamais voltará.
    Não o desperdice,
    pois você nasceu para ser feliz!



    Enumere as boas coisas que você tem na vida.
    Ao tomar consciência do seu valor,
    você será capaz de ir em frente com muita força,
    coragem e confiança!
    Trace objetivos para cada dia.
    Você conquistará seu arco-íris,
    um dia de cada vezSeja paciente...

    Não se queixe do seu trabalho,
    do tédio, da rotina,
    pois é o seu trabalho que o mantém alerta,
    em constante desenvolvimento pessoal e profissional,
    além disso o ajuda a manter a dignidade.

    Acredite, seu valor está em você mesmo.
    Não se deixe vencer,
    não seja igual, seja diferente.
    Se nos deixarmos vencer,
    não haverá surpresas, nem alegrias...
    Conscientize-se que a verdadeira felicidade
    está dentro de você.





    A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.
    Estenda sua mão.
    Compartilhe. Sorria. Abrace.
    A felicidade é um perfume que você
    não passa nos outros sem que o cheiro fique
    um pouco em suas mãos.



    O importante de você ter uma atitude positiva
    diante da vida, ter o desejo de mostrar
    o que tem de melhor,
    é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.
    Não só cria um espaço feliz
    para os que estão ao seu redor,
    como também encoraja outras pessoas
    a serem mais positivas.

    O tempo para ser feliz é agora.
    O lugar para ser feliz é aqui

    ResponderExcluir
  9. ORAÇÃO DA FÉ

    (Silvana Duboc )

    Que Deus te cuide

    Que Deus te cuide com carinho,

    que te indique o melhor caminho,

    que te ensine sobre o verdadeiro amor,

    que te perdoe quando preciso for.

    Que Deus te dê asas para voar,
    nos sonhos te ajude a pousar

    mas, também, te mostre a realidade

    que terás que enfrentar sem nunca, por nada, recuar.

    Que Deus te dê forças para encarar
    tudo aquilo que não tens como mudar

    ou sequer adulterar.

    Que Deus te dê saúde
    que teu corpo, por dentro, nunca mude

    e que ao envelhecer tu possas dizer
    que teu corpo, por dentro, nunca mude

    e que ao envelhecer tu possas dizer

    que tua maior felicidade foi viver.

    Que Deus te mostre com clareza
    a grande e real beleza

    de um jardim florido,

    de um bom livro,

    de uma poesia que fale de saudade,

    de uma calma paisagem.

    Que Deus te faça compreender

    porque amanhece antes de anoitecer,

    porque o sol se esconde quando a lua quer brilha

    e porque o sol brilha quando ela vai descansar.

    Que Deus te faça ver

    que no sorriso de uma criança

    mora toda a esperança que tanto precisas pra viver.
    Que Deus faça de ti um ser sensível,

    que seja capaz de chorar

    sem jamais se envergonhar.

    Que Deus possa te mostrar

    que cada onda do mar

    devolve tudo que ousa levar,

    afinal não tem intenção de roubar

    o que em terra deve ficar.

    Que Deus te ensine sobre a dignidade,

    sobre a força e a fragilidade,

    sobre a coragem e a honestidade.

    Que Deus te ofereça amigos verdadeiros

    e que tu saibas cultivar

    cada amizade que em tua vida Ele plantar.

    Que Deus te ensine a fé,

    que te faça crer em Jesus,

    e que te permita aceitar

    que por pior que seja a cruz

    que tenhas que carregar

    com o peso que teve a Dele nunca será.
    com o peso que teve a Dele nunca será.

    ResponderExcluir
  10. Semeie Sempre

    No grande mundo de Deus, tu és um semeador. Tu és presença e pessoa. Junto aos homens podes fugir à responsabilidade de semear.
    Não digas: O solo é áspero... O sol queima... Chove demais... A semente não presta...
    Tua função não é julgar a terra, o tempo, as coisas, os homens... Tua missão é semear...
    A semente é abundante e germina facilmente: Um pensamento, um gesto, um sorriso, um aperto de mão, um conselho amigo... Um copo d’água.
    Não semeies, porém descuidadamente, como quem cumpre uma tarefa. Semeia com interesse, com dedicação, com amor. Semeia com quem encontra nisso o motivo maior da sua felicidade...
    Sem esperar recompensa, serás recompensado. Semeia, pois: no Reino, dar é receber; gastar a vida servindo é crescer e transformar... Por isso, semeia sempre, em todo terreno, em todo tempo, a boa semente, com amor e com carinho como se estivesse dando o próprio coração.
    Sai semeador... Parte. Levas as sementes e a esperança. Não esqueças de voltar depois de regar... O PAI fará crescer e tornar-se fruto a semente que ele te confiou. A ti te cabe partilhar, semeando e regando...
    Senhores pais, as sementes que Deus lhes confiou são seus filhos. Ser fruto amanhã dependerá de como cuidou e regou esta semente.
    Neste trabalho, não estás sozinho, pois pode contar com minha ajuda.

    ResponderExcluir
  11. DEUS É AMOR E VERDADE







    DEUS É MEU REFUJO E MINHA FORTALEZA!
    MINHA FAMILIA É TUDO PARA MIM AMO JESUS!
    Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!
    Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
    Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
    Amigo a gente entende!
    Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
    Porque amigo sofre e chora.
    Amigo não tem hora pra consolar!
    Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
    Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!
    Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
    Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
    Ter amigos é a melhor cumplicidade!
    Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
    Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

    ResponderExcluir
  12. ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI
    Professora Espedita Maria de Almeida
    Araguatins/TO
    Planejamento diário de Português.
    Turma: 5º ano
    Disciplina: Português
    Conteúdo: Produção de texto através de gravuras

    Objetivo
    Produzir um texto mediante a ilustração, informações apresentadas nas gravuras.

    Material: lápis, caneta, borracha, papel sul fite, lápis de cor, canetinha, cola tesoura.

    Conhecimento
    Produzir texto sobre o assunto abordado

    Atividades de estudos
    Organizar a turma em circulo para uma conversa sobre como produzir um texto com gravuras

    Encaminhamento
    Trabalhar com os alunos a estrutura e a forma lingüística que caracteriza o texto.
    Organizar a turma em dupla para a produção de pequenos textos.
    Desenvolver no aluno a habilidade de leitura e escrita com construção do texto.
    Organizar o material necessário para o andamento da aula e um lugar silencioso.

    Avaliação
    Deve consistir em um processo contínuo, onde o professor observa a maneira como cada aluno reage, individualmente, diante das situações de aprendizagem, e desenvolver o senso critico do aluno e ajudar a formar um ser humano livre e responsável.














    ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI
    Professora Espedita Maria de Almeida
    Araguatins/TO
    Planejamento diário de Português.
    Turma: 5º ano
    Disciplina: Português
    Conteúdo: Produção de texto através de gravuras

    Objetivo
    Produzir um texto mediante a ilustração, informações apresentadas nas gravuras.

    Material: lápis, caneta, borracha, papel sul fite, lápis de cor, canetinha, cola tesoura.

    Conhecimento
    Produzir texto sobre o assunto abordado

    Atividades de estudos
    Organizar a turma em circulo para uma conversa sobre como produzir um texto com gravuras

    Encaminhamento
    Trabalhar com os alunos a estrutura e a forma lingüística que caracteriza o texto.
    Organizar a turma em dupla para a produção de pequenos textos.
    Desenvolver no aluno a habilidade de leitura e escrita com construção do texto.
    Organizar o material necessário para o andamento da aula e um lugar silencioso.

    Avaliação
    Deve consistir em um processo contínuo, onde o professor observa a maneira como cada aluno reage, individualmente, diante das situações de aprendizagem, e desenvolver o senso critico do aluno e ajudar a formar um ser humano livre e responsável.













    ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI
    Professora Espedita Maria de Almeida
    Araguatins/TO
    Planejamento diário de Português.
    Turma: 5º ano
    Disciplina: Português
    Conteúdo: Produção de texto através de gravuras

    Objetivo
    Produzir um texto mediante a ilustração, informações apresentadas nas gravuras.

    Material: lápis, caneta, borracha, papel sul fite, lápis de cor, canetinha, cola tesoura.

    Conhecimento
    Produzir texto sobre o assunto abordado

    Atividades de estudos
    Organizar a turma em circulo para uma conversa sobre como produzir um texto com gravuras

    Encaminhamento
    Trabalhar com os alunos a estrutura e a forma lingüística que caracteriza o texto.
    Organizar a turma em dupla para a produção de pequenos textos.
    Desenvolver no aluno a habilidade de leitura e escrita com construção do texto.
    Organizar o material necessário para o andamento da aula e um lugar silencioso.

    Avaliação
    Deve consistir em um processo contínuo, onde o professor observa a maneira como cada aluno reage, individualmente, diante das situações de aprendizagem, e desenvolver o senso critico do aluno e ajudar a formar um ser humano livre e responsável.

    ResponderExcluir
  13. Ativ3_conceito_curricular_TIC_espedita

    Conceito de currículo e processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

    Vivemos na era das tecnologias é de grandes informações seria bastante obscuro se não nós atualizarmos o currículo com inclusão das TIC e bem como também nas práticas pedagógicas do professo, em qualquer disciplina que ele for ministra.Pois o uso das novas tecnologias pode ter diversas finalidades, mais o foco principal é o aprendizado do educando, Valorizando o seu aprendizado quanto ao uso dessa ferramenta no seu dia-a-dia.
    Com a introdução das TIC no currículo seria mais um aprendizado para os nossos alunos .Pois com esta introdução os educadores podem adotarem estratégias bem diversificadas de acordo com a dificuldade de cada aluno, e orientar –os para saberem selecionarem as informações adequadas.
    As escolas tem que adaptarem as TIC como prioridade no contexto escolar,pois ele se ensirem em todas disciplinas com esta inserção teriam muito mais sucesso no seu aprendizado e seria uma aula mais dinâmica. A maior dificuldade é que a maioria dos professores não se conscientizaram, uns tem muitas resistência quanto ao novo.
    Parece que o currículo é mesmo uma construção permanente e que existem tantos currículos, quantos os sujeitos. Cabe ao professor como gestor do currículo a árdua tarefa de o adequar à população que atende para que faça aprendizagens significativas e ajustadas à diversidade. Adequar não significa reduzir, antes tornar acessíveis as aprendizagens ,currículo a árdua tarefa de o adequar à população que atende para que faça aprendizagens significativas e ajustadas à diversidade. Adequar não significa reduzir, antes tornar acessíveis as aprendizagens ao aluno.
    Sejam quais forem os aspectos preponderantes que dificultam a integraçaõ entre tecnologias e curriculo,hoje são inegaveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias .Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologia.
    Portanto, adotar a concepção de design educacional como base da prática pedagogica com uso de tecnologias proporciona a integração de diferentes midias ao curriculo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferência de aprendizagem(CAVELLUUCCI Evalente,,2004) .
    ESPEDITA

    ResponderExcluir
  14. CULTURA DIGITAL E CURRÍLO ATIV.2.5
    A cultura digital oferece atualmente uma educação de qualidade pois, a sociedade esta vivendo pelo um processo de mudança na educação,hoje as formas de ensinar requer muito mais habilidade dos profissionais,as mais velha quase não servem mais para os nossos educandos .
    Com esta necessidade de mudanças é preciso que o professor repense em uma educação inovada pois,este é o papel do educador,as mudanças nas tecnologias são constantes, e a escola tem que acompanhar,para isso é preciso que os profissionais se atualizem e adotem as novas culturas digitais para adquirirem mais conhecimentos a serem transmitidos para os nossos educandos.Com estes recursos temos ferramentas para trabalhar atividade criativas com nossos alunos. Mais é preciso esta aberto a estas mudanças que estão diante de nós com bom olhares pois só assim nós podemos fazer conexão com o mundo das tecnologias
    Espedita

    ResponderExcluir
  15. Unidade 4 atividade 2a - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
    Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
    Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
    Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
    Cursista: ESPEDITA MARIA DE ALMEIDA
    Unidade Escolar; Estadual Denise Gomide Amui
    Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
    Com desempenho dos alunos pelos recursos tecnológicos acrescenta-se uma nova dimensão ao currículo, pois as crianças de hoje estão no mundo das tecnologias avançadas, onde os educadores devem usar essas tecnologias em suas aulas para trabalhar com aulas mais dinâmicas e radiantes para os educandos , pois no mundo das novas mídias os mesmo são bastantes inteirados com essas ferramentas.
    Ao elaborar e desenvolver o Projeto ortografia na escola tivemos a oportunidade de trabalhar com pesquisas na internet, para uma situação de simulação, pois se não é possível trazer toda a vida para a escola, é possível enriquecer o seu espaço com objetos digitais. O computador serve para dar acesso ao que está distante e invisível. Quando se formam redes de conexões novos espaços são criados.
    As experiência mostram que nós professores temos nos surpreendido com a quantidade de informação que os alunos trazem de casa , mesmo sobre conteúdos e tecnologias que não haviam sido tratados no currículo da escolar. Observa-se que as crianças optam por questões diferentes, originais e muito relevantes.Estas questões geram varias propostas de projetos dando varias oportunidades de muitas buscas de pesquisas e conhecimentos .
    As atividades propostas foram focadas com a exploração das ferramentas dos softwares educativos instalado no laboratório de informática com utilização das diferentes ferramentas para a realização do editor de texto Word, Power Point, navegar na internet, com varias pesquisas. Despertando nos educandos uma grande curiosidade e interesse pela novas mídias . Um dos grandes desafio da educação hoje é a alfabetização digital. Percebemos que já há uma grande uso das tecnologias nas escolas mais ainda deixa a desejar, mais estamos caminhando para chegarmos no topo para u melhor aprendizado dos nossos alunos,pois a utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de novos conhecimento derrubando as fronteiras e trazem mais conhecimentos e estratégias para os educadores trabalharem com seus planejamentos em sala de aula, usando uma nova metodologia no seu trabalho com projetos.

    ResponderExcluir
  16. http://www.imagensporfavor.com/imagen/obrigado-16039.htm

    ResponderExcluir