HIPERTEXTO
No mundo virtual que estamos vivendo hoje nós educadores temos que nos atualizar quanto o valor da internet no fazer pedagógico, hoje temos varias ferramentas que pode ajudar amelhorar nosso trabalho em sala de aula.
O hipertexto agrega um conjunto de informações enrequecidoras que se torna ainda mais informação e abrindo caminhos para um trabalho mais àgil.Hje, existe novas possibilidades de comunicação horizontalque passará a dar mais opções ao ser humano, possibilitando uma forma multidirecional de interação com o novo.
Como educadora, entendo que o hipertexto é uma ferramenta que vai me trazer mais conhecimento em minhas pesquisas e produção textual em sala de aula com meus alunos,pois navegar pelo hipertexto e conhecer algo que não conhecia no momento, para mim foi nbastante interessante o uso desta ferramenta pois,me mostrou muita expectativa curiosa para fazer um bomtrabalho com os meus alunos.É uma viagem mais inovadora no processo de ensino aprendizagem, para entender este novo paradigma com mais detalhe vale a pena nos aprofundarmos para vencermos as barreiras do medo que nós rodei na era das tecnologias.
Este curso me deu muitas experiencias com as tecnologias e prendi muito pois naveguei por varios link e descobri muito artigos interencates para atura en sala de aula
ResponderExcluirATIVIDADE 01 MODULO 02
ResponderExcluirA IMPORTÂNCIA DE HIPERTEXTO NO TRABLHO PEDAGÓGICO.
No mundo virtual que se vive hoje nós educadores temos que nós atualizarmos quanto o valor da internet no fazer pedagógico, hoje temos várias ferramentas que pode ajudar a trabalhar melhor com nossas aulas .
O hipertexto agrega um conjunto de informações enriquecedoras que se torna ainda mais informação e abrindo caminhos para um trabalho mais ágil.Hoje, existe novos possibilidades de comunicação horizontal que passará a dar mais opção ao ser humano, possibilitando uma forma multidirecional de interação com o novo.
Como educadora , entendo que o hipertexto é uma ferramenta que vai me trazer mais conhecimentos em minhas pesquisas e produção textual em sala de aula com meus alunos, pois navegar pelo hipertexto e conhecer algo que não conhecia no momento, para mim é bastante interessante, o uso desta ferramenta pois, nós mostra muita expectativas curiosa para trabalho mais criativo para os professores e alunos. É uma viagem mais inovadora no processo de ensino aprendizagem, para entender este novo paradigma com mais detalhe vale a pena nós aprofundarmos para vencermos as barreiras do medo que nos rodeia na era das tecnologias.
ESPEDITA MARIA DE ALMEIDA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTrabalhei esta atividade com os alunos e a aula foi bem sucedida pois os alunos entenderam muito como trabalhar com texto jornalistico gostei muito
ResponderExcluirAo assistir o filme do professor Ladislau Dowbor achei muito interesante pois o mesmo falou sobre o uso das tecnologias na educação, hoje na educação se precisa muito das tecnologias, pois ate para os prfessores planejarem suas aulas depende delas para que possam da uma aula interesante para nosssos alunos e ter uma educação de qualidade.
ResponderExcluirOlá garota realmente o que você falou em relação ao hiper texto é tudo isso ele nos dar oportunidade de ir além com bom exito em nosso dia- a- dia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirhttp://freire.mec.gov.br/index/principal/
ResponderExcluirPOSSIVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇOES DAS TECNOLOGIAS
ResponderExcluirNo contexto escolar em que se vive hoje as tecnologias veio para uma grande contribuição no ambiente escolar pois, é uma das ferramentas de inovação tecnológicas de aprendizagem e capacitação para os funcionários da unidade escolar , alunos e comunidade local.
Pensar em inovações tecnológicas educacionais é pensar antes de tudo num ambiente de aprendizagem dos profissionais da educação.
Mas como podemos ver as escolas ainda está muito distante dessa realidade, isso, porque o aluno acha que aprende mais e melhor na internet, no computador.
O século em que estamos é marcado pelas muitas inovações, e oportunizou o surgimento de várias descobertas revolucionárias, como a tecnologia, dentre deles o computador.Pois ele conquistou um espaço tanto no mercado de trabalho como em sala de aula, a sua ausência hoje pode significar atraso ou mesmo subdesenvolvimento, enquanto a sua presença traduz ascensão social e desenvolvimento.
Os recursos tecnológicos vieram pra ficar e pra serem usados, mas não devemos inserir as tecnologias de qualquer maneira, a qualquer custo, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e utilizar dos benefícios que ela nos proporcionam.
Para que aconteça o professor tem que ser mediador e facilitador da aprendizagem usando os recursos tecnológicos de forma adequadas, criativas investigadora, questionadora, para que aja mudanças e compreensão dentro e fora da sala de aula, para que ele possa fornecer as ferramentas necessária ao aluno, e ajudando a construir conhecimentos prévios para seu aprendizado.
Os recursos tecnológicos em sala de aula oferecem uma grande contribuição para a aprendizagem dos alunos e para o professor ensinar com a realidade que o próprio aluno vive fora da escola.
Dessa forma a integração do computador, internet, novas mídias, calculadora etc. são recursos que contribuem com novas estratégias de ensino e aprendizagem.
As tecnologias da informática é dos instrumento que veio para desenvolverem competências nos alunos, de forma que os conteúdos trabalhados na escola sejam mais significativos socialmente e provoquem mudanças individuais e coletivas.Pois, a mera reprodução de conteúdos não tem mais espaço na educação e nem no mercado de trabalho atual.
ESPEDITA MARIA DE ALMEIDA
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tic.
ResponderExcluirUnidade:IV:CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIA.
Cursista:Espedita Maria de Almeida
Atividade 2B: Currículo desenvolvimento na ação.
Unidade escolar: Escola Estadual Denise Gomide Amui
Ao trabalhar projetos na escola, cria para o aluno, uma oportunidade de sair da passividade e colocar-se diante de oportunidades de participar ativamente de seu processos de construção do conhecimento, para o professor é um auxílio que permite trabalhar seus conteúdos, não só de formas conceituais, mas também de formas procedimentais e atitudinais, fatores estes essenciais na formação do sujeito verdadeiramente integral. Dar-se a oportunidade de avaliação constante, o que permite adicionar ou retirar etapas, aprendendo com erros e acertos.
Os projetos se constituem em planos de trabalho e em um conjunto de tarefas que podem proporcionar uma aprendizagem em tempo real e diversificada. Além de favorecer a construção da autonomia e da autodisciplina, o trabalho com projetos pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para o aprendiz, deixando de existir a imposição dos conteúdos de maneira autoritária. “A partir da escolha de um tema, o aprendiz realiza pesquisas, investiga, registra dado, formula hipóteses, tornando-se sujeito do seu próprio conhecimento...” Pedagogia de Projetos: Jacqueline D. Simões
Portanto, trabalhar com projeto dar oportunidades do professor observar se os alunos sentem-se desafiados e estimulados para que consigam expressar suas idéias e dúvidas com naturalidade.
O computador favorece a utilização das ferramentas para a interatividade e a troca de conhecimentos através do trabalho entre os colegas, que permite que um colega aprenda com o outro. Deverá, também, identificar primeiramente as dificuldades dos alunos, depois selecionar as atividades para atender suas necessidades. Contribuindo efetivamente no processo ensino-aprendizagem. Além de favorecer o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos, teve como objetivo ampliar conhecimentos específicos sobre alguns conteúdos relativos as diferentes disciplinas afim de que eles sejam compartilhados com todos os alunos da rede.
UNIDADE IV SOCIALIZANDO UMA EXPERIENCIA DE PROJETO
ResponderExcluirAtividade 2A
Socializando uma experiência com projeto em sala de aula. Ao executar um projeto desenvolvemos em nossos alunos conceitos de socialização, disciplina, desenvolvimento do senso crítico, colaboração e cidadania.
O trabalho com projetos em sala de aula propicia uma rica e vasta troca de experiências entre os alunos, como também alunos /professores. Tive a oportunidade de vivenciar, por meio da observação e da participação , do desenvolvimento de um projeto educativo na área de educação sexual com as turmas dos 5º anos onde teve palestra para os pais de conscientização sobre o seria trabalhado com os alunos, e no segundo momento com os alunos para conscientizá-los sobre a sexualidade tanto do masculino como do feminina.
O projeto tinha como objetivos fazer com que os alunos após seu términio fosse capazes de conceituar ideologia, interpretar os discursos orais e escritos identificar os mecanismos sociais utilizados para a construção das ideologias.
Para o desenvolvimento do projeto os professores buscaram a interdisciplinaridade com os professores de ciências, português e arte, Na arte por meio de desenhos, ciências enfatizou a pesquisas, português teve a responsabilidade de auxiliar os alunos na produção e interpretação de texto.
Os conteúdos são facilmente integrados as disciplinas trabalhadas, pois quando se trabalha com projetos os professores têm flexibilidade de acrescentar e/ou retirar o que precisar.
As tecnologias nos ajudam muito na realização das atividades, pois são motivadoras e desperta nos alunos a busca de novo conhecimento. Utilização do projeto e dos recursos tecnológicos para o trabalho pedagógico com tema proposto tornou a transposição didática dos conceitos de ideologia e como se constroem as ideologias mais dinâmicas, atraente e de fácil compreensão por parte dos alunos, observou-se ainda que houve maior envolvimento tantos dos professores das áreas envolvidas como dos alunos.Desta forma, podemos concluir que a utilização de projetos e de recursos tecnológicos facilita e enriquece a execução do processo de ensino e contribui para a aprendizagem do aluno.
Ao executar um projeto desenvolvemos em nossos alunos conceitos de socialização, disciplina, desenvolvimento do senso crítico, colaboração e cidadania.
Os conteúdos são facilmente integrados as disciplinas trabalhadas, pois quando se trabalha com projetos os professores têm flexibilidade de acrescentar e/ou retirar o que precisar.
As tecnologias nos ajudam muito na realização das atividades, pois são motivadoras e despertam os alunos na busca do conhecimento.
Espedita Maria de Almeida
ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI.
ResponderExcluirARAGUATINS/TO
DATA 08/12/2010.
PROFESSORA; ESPEDITA MARIA DE ALMEIDA
Replanejamento para disciplina de Língua Portuguesa – 4º Anos do Ensino Fundamental
Disciplina: Português
Conteúdo: Regras de ortografias
Ano de ensino: 4º anos “A e B”
Tema: De olho na ortografia!
Objetivo:
Diferenciar palavras com ortografias.
Material:
Folha sulfite, lápis, borracha, tesoura, jornal ou revista.
Conhecimento prévio:
Reconhecer as ortografias contidas nas palavras a serem estudadas e a diferenciar algumas palavras que tem o mesmo som.
Atividade motivacional:
Relatar à turma que faremos uma gincana
Encaminhamento metodológico:
Primeiramente, descrever que a gincana envolve conhecimentos sobre gramática, e ortografia em que será preciso diferenciar a escrita das palavras.
Organizar a turma em grupos de 5 alunos. Distribuir revistas e jornais para que cada grupo recorte palavras e separe-as pela classificação estudada anteriormente. Após, o tempo será cronometrado em aproximadamente 5 minutos para que cada grupo separe e cole as palavras conforme classificação correta.
Esta distribuição pode ser feita separadamente, uma folha para cada grupo organizar as palavras ortográficas.
Avaliação:
A gincana realizada pela turma já está fazendo parte do processo avaliativo.
Agora, cada grupo deverá escrever, em uma folha sulfite, uma poesia sendo o assunto escolhido por eles. Fazer uso das palavras, com a ajuda do professor, fazer a correção de cada atividade é na seqüência apresentação em sala .
PALAVRA ORTOGRAFICAS
pretender - divertir - competir - recorrer - recurso - discurso / sentir - sensível – alegria girafa cenoura ontem patinete praça tristeza corda bruxa rápido rapaz galo bicicleta comer saudade montanha telhado livro geladeira cachorro rosa boneca cavalo caderno carro tesoura espanto pintinho cobra passarinho galinha sorvete velocidade felicidade capacidade estranho quilômetro árvores bandeira quitanda espinho marinho quente guarda beija chuva porco flores moleque aguardente gigante perfeito girassol social algodão vasilha cozinha fantasia raiz agradável difícil repórter acanhado garganta gorjeta desculpa feriado esforço possível caráter incrível redonda ambiente ônibus violão jardins jornal patinho realmente caixinha exercício máximo xarope exagerado explicar xícara estampado madeira entalhado luminosidade ferro horrível chuvoso estrelado faqueiro selvagem escada descanso mobiliário aspecto caminhada rolha milionário orelha fornalha mobília barulho pastilha pirralho sandália aranha moinho lenhador alvorecer gafanhoto campainha marinheiro companhia jenipapo gemada gelatina canjica garagem ferrugem origem escorreguei rejeitar agitar churrasco chiclete enchente mochila bochechar caxumba rouxinol remexer enxaguar machucado enxurrada sossegado atravessar imaginando