domingo, 18 de novembro de 2012


ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE 
PLANO DE AULA DE CIÊNCIAS
PROFESSORA:ESPEDITA MARIA DE ALMEIDA
TURMA:4ºANO”A e B”
DURAÇÃO DA ATIVIDADE
APROXIMADAMENTE:120- DUAS (2) AULAS DE 60 MINUTOS CADA

http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/habitos_alimentares_dos_brasileiros.gif
    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a alimentação está inserida no Bloco Temático Ser Humano e Saúde, portanto é preciso desenvolver a consciência nas crianças em relação aos hábitos alimentares saudáveis, e claros, considerar as demandas individuais e as possibilidades coletivas de obter alimentos.
    Os PCN também reforçam que a pesquisa sobre hábitos alimentares em outras culturas, próximas ou distantes no tempo e no espaço, sobre os próprios hábitos alimentares e de pessoas da comunidade de diferentes idades permite conhecer alimentos mais consumidos nas diferentes refeições, motivos de consumo, gostos pessoais, como foram formados, preferência por alimentos crus ou cozidos, por frutas, legumes e verduras ou carnes.
Nesse sentido, planejei esta aula para ser que desenvolvida  com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental.


Objetivos
- Possibilitar ao estudante reconhecer a importância dos alimentos como fonte de energia e para o crescimento e a manutenção do corpo saudável.
- Estimular a reflexão do estudante a respeito do conceito de alimentação saudável.
- Conscientizar os estudantes da importância de comer de tudo um pouco.
- Reconhecer o significado e como funciona a Pirâmide Alimentar.
Recursos Didáticos: Cartaz, gravuras, cola, computador, Internet, caderno, lápis, borracha, lápis de cor, quadro-de-giz.
Situação Didática
Preparação para aula com uso dos Laptop
1- Iniciar a aula solicitando dos estudantes uma lista de alimentos que comem normalmente, discutir com eles o que gostam e o que não gostam de comer.
Com auxilio do laptop usado pelos alunos mostrar imagens de alimentos variados como: frutas, verduras, legumes, grãos, leite, carnes, peixes, frango e perguntar o que comem, o que não comem e o que nunca experimentaram.
 Articular com aos estudantes o tipo de  alimentos ,que faz bem para se ter uma saúde saudável.
Levá-los a perceber que passaram por diferentes fases de alimentação de acordo com o desenvolvimento de seu corpo: leite da mãe, papinhas de frutas amassadas, sopinhas e outras.
2- Perguntar por que precisamos nos alimentar e como devemos nos alimentar. Deixar que cada um dê sua opinião e ressaltar que o alimento é responsável pelo nosso crescimento, desenvolvimento, energia e saúde.
3- Questionar: se cada alimento tem uma função, posso deixar de comê-lo porque não gostei a primeira vez que experimentei?
Socializar a aula com os alunos para que eles assimilem melhor o conteúdo  e sugere questionamentos. 
piramide
Ouvir sua contribuição e convidá-los para uma pesquisa na Internet:
Na sala de aula com uso do laptop
Pesquisar no seguintes sítios :
Em um editor de textos, anotar informações que considere importante.
Em seguida  pedir que os alunos respondam as questões abaixo tomando como referência os dados da pirâmide alimentar apresentada.
1.    Escreva o nome dos alimentos que fazem parte da base maior da pirâmide.
2.    Quantas porções diárias de frutas são recomendadas na alimentação?
3.    Escreva o nome de algumas leguminosas que você costuma comer.
4.    Quais os alimentos da pirâmide que devem ser menos consumidos? Por quê?
5.    Oriente os alunos a desenharem a pirâmide alimentar no caderno de Ciências. Eles ainda poderão desenhar um triângulo para representar a pirâmide e depois recortar de folhetos de supermercado os alimentos e colar nos lugares adequados.

Obs: O Professor deve acompanhar e orientar a leitura das principais informações contidas nos sites, prevenindo o desvio do assunto. Corrigir possíveis erros de grafia e orientá-los a preservar os créditos das informações. (As anotações servirão para compor um cartaz que será elaborado pelos estudantes na próxima aula)

casamento de vilnete e Everaldo ela minha filha





segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PROJETO RIQUESAS DO BRASIL



Escola estadual Denise Gomide Amui.

As Riquezas do Brasil

Projeto Interdisciplinar:
.Tema: A valorização da diversidade agrícola e minerais de nosso país.

JUSTIFICATIVA

  O projeto que procuramos desenvolver busca chamar a atenção dos alunos para as belezas da natureza lembrando o Brasil de ontem e o de hoje. Para tanto, propomos atividades que em conjunto podem resultar em uma homenagem à natureza, bem como numa campanha de conscientização da necessidade de cuidados com o meio ambiente.
Aproveitamos o tema  para trabalhar com os alunos as riquezas minerais  e agrícolas que elevou o Brasil a crescer sua potencia nos seus primeiros anos de vida   propor atividades que abordam conhecimentos  dos  educandos e noções de cuidados com o meio ambiente
Com esse pequeno projeto, esperamos também contribuir com a exploração da leitura em sala de aula, de modo a incentivar novas leituras e novos significados ao lido.
Objetivo: Especifico

- Conhecer e valorizar as diversidades agrícolas e minerais;
- Traçar um paralelo entre os avanços agrícolas e as influências que tiveram após a colonização;
- Extinguir a idéia de uma escola alheia aos problemas ambientais neutralizando as diferenças culturais e, às vezes, subordinando uma cultura à outra.
- Promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça  eqüidade, solidariedade que levem a buscar todos  os  valores patrióticos.  
- Compreender a desigualdade social como um problema de todos
e como uma realidade passível de mudanças apartir do respeito ao próximo.


Recursos:

Pesquisa na Internet sobre as regiões e suas riquezas agrícolas e minerais ;
Atividades desenvolvidas na sala de aula, trabalhos leituras e escrita;
Registro de pesquisas  de textos sobre o período colonial do nosso Brasil par entender melhor a sua história e sua evolução na agricultura e minérios
Elaboração de mapas coletivos para identificar as regiões e suas produções agrícolas e minerais 
   Elaboração do Mapa do Brasil e sua Composição estadual.
Ampliação do Mapa do Brasil a partir de um modelo pesquisado na internet, utilizando folhas de papel sulfite, cartolina, papel cartão, papel pardo, celofane, lápis e caneta piloto.
O mapa foi dividido por Regiões e seus Estados e colorido com tinta acrílica conforme o modelo padrão.
Foram confeccionados símbolos para caracterizar as individualidades de cada Região e bandeiras para a identificação de cada Estado, sendo que as mesmas foram pesquisadas na internet e impressas.
Composição
    Seguindo o tema do Projeto “As Riquezas naturais  do Brasil” foi realizada pesquisa individual e posteriormente discussão coletiva sobre as principais características de cada região.
Para a reprodução dos símbolos regionais foram utilizados recursos tecnológicos, técnicas de origami e materiais como: e.v.a., papel fantasia, papel de dobradura, cola quente, tesoura, tinta acrílica, palito de dente, fitilho e material reciclável.

Caracterização minerais e agrícolas
Região Norte → Floresta Amazônica, onça-pintada, jacaré, vitória-régia, macaco, aldeia indígena, boi-bumbá, guará-vermelho, boto.
Região Nordeste → Caatinga, mandacaru, asa-branca, calangos, peixes, embarcações, arquipélago de Fernando de Noronha, sapo-cururu.
Região Centro-Oeste → Distrito Federal, cerrado, pantanal, caranguejos, mandioca, extrativismo mineral, peixes, embarcações de grande e pequeno porte, ex: canoa.
Região Sudeste → Indústrias, grandes edifícios, favelas, guará-vermelho, tartaruga, caranguejos, pecuária, barcos.
Região Sul → Pampas, pecuária, plantação de laranja, gaúcho, araucárias, peixes, embarcações.
 Culminância do projeto desfile cívico apresentando as caracterizações das riquezas minerais e  agrícola
Referencias Bibliográfica
Pedagogia de projetos –
Editora Rideel 1º edição
Tânia Dias Queiroz –Márcia M.V.Braga
Eliane PenhaLeick.
















Escola Estadual Denise Gomide Amui
Diretora : Maria de Nazaré Gomes da Cruz.
Secretária: Iveluz Rodrigues dos Reis Lacerda
Coordenadora de cultura Maria Célia Siqueira Silva
Coordenadores Pedagógicos: Maria Helena Gouveia Silva

Projeto as  Riquezas do Brasil

 

Riquezas naturais

Riquezas minerais

 

Araguatins/TO/04/09/2012

 


projeto folclore


























ARAGUATINS – TO
2011
EQUIPE DIRETIVA



Diretora de Unidade Escolar


Maria de Nasaré Gomes da Cruz

Secretária Geral


Iveluz Rodrigues dos Reis Lacerda

Coordenadora de Apoio Financeiro


Evaldirene Borges de Sousa

Orientadora Educacional


Dilma Menezes de Oliveira

Coordenadoras Pedagógicas



Maria Helena Gouveia da Silva Waldeth Lima Kavalerski

Coordenadora de Cultura e Desporto Educacional.


Maria Célia Siqueira Silva

Auxiliares de Apoio Pedagógico


Espedita  Maria de Almeida
Maria José Matos Honório

Auxiliar de Apoio Escolar


Edna dos Santos Rosal Marinho





























DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUATINS
ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI
DIRETORA : MARIA DE NASARÉ GOMES DA CRUZ
COORDENADORAS: MARIA HELENA E WALDETH


Turmas: Período Tempo Integral
Período: Manhã e Tarde
Duração: 15 dias


PROJETO RESGATANDO A CULTURA

JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitamos para trabalhar com alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros.
Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições culturais de um povo.

OBJETIVOS
            Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Esse é um dos  objetivo  da Unidade Escolar de trabalhar  o  Folclore e brincar com as possibilidades que ele oferece varias culturas  para resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações  culturais popular brasileira, conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade local.

METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação de toda comunidade escolares sendo os fatores principais professores e alunos em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens, ilustração de textos, adivinhas, par lendas, provérbios, lendas mitos, contos tabelas, calculo mental, dobraduras, atividades de interpretação de lendas e mitos, exposição de trabalhos todos esses trabalhos em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema.





CONTEÚDOS SEREM TRABALHADOS
Ø      Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas;
Ø       Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Ø       Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

ÁREAS
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Ø      Socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa;
 Linguagem Oral e Escrita:
Ø      Fala diálogo, argumentação, par lenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
 Natureza e Sociedade:
Ø      História dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias;
Ø      Movimento: dança brincadeiras;
Ø      Música: cantigas.
Ø       Arte: confecção de mascaras dos personagens do folclore;
Ø        Dramatização de lendas.  Apresentação de peça teatral com os personagens
 Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
 .



ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
 O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;








Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Pesquisa de lenda, parlenda e mitos.
Recortes
Interpretação de texto
Caça palavras
Jogo do sete erro
Leitura
Produção de textos
Brincadeiras
Danças
Recortes
Textos e poesias;
Musicas;
Cruzadinhas;
Adivinhas;
Provérbios;
Atividades matemáticas;
Tabela;Gráficos;
Pesquisa;
Jogos e brincadeiras;
Dobraduras; Cartazes.
RECURSOS
Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, digital.

 AVALIAÇÃO
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
 Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.



CULMINÂNCIA

Apresentação dos trabalhos confeccionados através de seminários em cartazes explicativos, poemas, adivinhas, par lenda, o que o que é dramatização, dança cantigas de roda e brincadeiras folclóricas.