segunda-feira, 8 de outubro de 2012

projeto folclore


























ARAGUATINS – TO
2011
EQUIPE DIRETIVA



Diretora de Unidade Escolar


Maria de Nasaré Gomes da Cruz

Secretária Geral


Iveluz Rodrigues dos Reis Lacerda

Coordenadora de Apoio Financeiro


Evaldirene Borges de Sousa

Orientadora Educacional


Dilma Menezes de Oliveira

Coordenadoras Pedagógicas



Maria Helena Gouveia da Silva Waldeth Lima Kavalerski

Coordenadora de Cultura e Desporto Educacional.


Maria Célia Siqueira Silva

Auxiliares de Apoio Pedagógico


Espedita  Maria de Almeida
Maria José Matos Honório

Auxiliar de Apoio Escolar


Edna dos Santos Rosal Marinho





























DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUATINS
ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI
DIRETORA : MARIA DE NASARÉ GOMES DA CRUZ
COORDENADORAS: MARIA HELENA E WALDETH


Turmas: Período Tempo Integral
Período: Manhã e Tarde
Duração: 15 dias


PROJETO RESGATANDO A CULTURA

JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitamos para trabalhar com alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros.
Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições culturais de um povo.

OBJETIVOS
            Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Esse é um dos  objetivo  da Unidade Escolar de trabalhar  o  Folclore e brincar com as possibilidades que ele oferece varias culturas  para resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações  culturais popular brasileira, conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade local.

METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação de toda comunidade escolares sendo os fatores principais professores e alunos em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens, ilustração de textos, adivinhas, par lendas, provérbios, lendas mitos, contos tabelas, calculo mental, dobraduras, atividades de interpretação de lendas e mitos, exposição de trabalhos todos esses trabalhos em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema.





CONTEÚDOS SEREM TRABALHADOS
Ø      Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas;
Ø       Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Ø       Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

ÁREAS
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Ø      Socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa;
 Linguagem Oral e Escrita:
Ø      Fala diálogo, argumentação, par lenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
 Natureza e Sociedade:
Ø      História dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias;
Ø      Movimento: dança brincadeiras;
Ø      Música: cantigas.
Ø       Arte: confecção de mascaras dos personagens do folclore;
Ø        Dramatização de lendas.  Apresentação de peça teatral com os personagens
 Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
 .



ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
 O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;








Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Pesquisa de lenda, parlenda e mitos.
Recortes
Interpretação de texto
Caça palavras
Jogo do sete erro
Leitura
Produção de textos
Brincadeiras
Danças
Recortes
Textos e poesias;
Musicas;
Cruzadinhas;
Adivinhas;
Provérbios;
Atividades matemáticas;
Tabela;Gráficos;
Pesquisa;
Jogos e brincadeiras;
Dobraduras; Cartazes.
RECURSOS
Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, digital.

 AVALIAÇÃO
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
 Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.



CULMINÂNCIA

Apresentação dos trabalhos confeccionados através de seminários em cartazes explicativos, poemas, adivinhas, par lenda, o que o que é dramatização, dança cantigas de roda e brincadeiras folclóricas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário