ARAGUATINS – TO
2011
EQUIPE DIRETIVA
Diretora de Unidade Escolar
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Maria de Nasaré Gomes da
Cruz
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Secretária Geral
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Iveluz Rodrigues dos Reis
Lacerda
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Coordenadora de Apoio Financeiro
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Evaldirene Borges de Sousa
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Orientadora Educacional
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Dilma Menezes de Oliveira
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Coordenadoras Pedagógicas
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Maria Helena Gouveia da
Silva Waldeth Lima Kavalerski
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Coordenadora de Cultura e Desporto Educacional.
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Maria Célia Siqueira Silva
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Auxiliares de Apoio Pedagógico
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Espedita Maria de Almeida
Maria José Matos Honório
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Auxiliar de Apoio Escolar
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Edna dos Santos Rosal
Marinho
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DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE
ARAGUATINS
ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI
DIRETORA : MARIA DE NASARÉ GOMES DA
CRUZ
COORDENADORAS: MARIA HELENA E WALDETH
Turmas: Período Tempo Integral
Período: Manhã e Tarde
Duração: 15 dias
Duração: 15 dias
PROJETO RESGATANDO A CULTURA
JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças,
dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a
cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o
mês do Folclore, aproveitamos para trabalhar com alunos as lendas e mitos da
cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações,
jogos, brincadeiras e outros.
Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas,
crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de
evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas
gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a
compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos
determinantes, além da importância de se preservar as tradições culturais de um
povo.
Promover
o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas
lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que
deve ser cultivado. Esse é um dos
objetivo da Unidade Escolar de
trabalhar o Folclore e brincar com as possibilidades que
ele oferece varias culturas para resgatar,
vivenciar e valorizar as manifestações
culturais popular brasileira, conhecer a importância do folclore para as
crianças e comunidade local.
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual
e no coletivo com a interação de toda comunidade escolares sendo os fatores
principais professores e alunos em sala de aula. Os alunos pesquisarão as
manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmo
ainda criarão cartazes com os personagens, ilustração de textos, adivinhas, par
lendas, provérbios, lendas mitos, contos tabelas, calculo mental, dobraduras, atividades
de interpretação de lendas e mitos, exposição de trabalhos todos esses
trabalhos em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema.
CONTEÚDOS SEREM TRABALHADOS
Ø
Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore
através de experiências vivenciadas por elas;
Ø
Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da
cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Ø
Atitudinais:
Incentivar a valorização e o
respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
ÁREAS
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Ø
Socialização,
respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa;
Linguagem Oral e Escrita:
Linguagem Oral e Escrita:
Ø
Fala diálogo,
argumentação, par lenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita,
receita, leitura, lendas, textos informativos.
Natureza e Sociedade:
Natureza e Sociedade:
Ø
História dos
brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias;
Ø
Movimento: dança
brincadeiras;
Ø
Música: cantigas.
Ø
Arte: confecção
de mascaras dos personagens do folclore;
Ø
Dramatização de lendas. Apresentação de peça teatral com os
personagens
Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
.
Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as
brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Pesquisa de lenda,
parlenda e mitos.
RecortesInterpretação de texto
Caça palavras
Jogo do sete erro
Leitura
Produção de textos
Brincadeiras
Danças
Recortes
Textos e poesias;
Musicas;
Cruzadinhas;
Adivinhas;
Provérbios;
Atividades matemáticas;
Tabela;Gráficos;
Pesquisa;
Jogos e brincadeiras;
Dobraduras; Cartazes.
RECURSOS
Livros e revistas (fontes de informação), sucata,
papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos,
fantasias, digital.
AVALIAÇÃO
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento
nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de
acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação
educativa.
Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
CULMINÂNCIA
Apresentação dos trabalhos confeccionados através de seminários em
cartazes explicativos, poemas, adivinhas, par lenda, o que o que é
dramatização, dança cantigas de roda e brincadeiras folclóricas.
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