Escola estadual Denise Gomide Amui.
As Riquezas do Brasil
Projeto Interdisciplinar:
.Tema: A valorização da diversidade agrícola e
minerais de nosso país.
JUSTIFICATIVA
O projeto que procuramos desenvolver busca chamar a atenção dos alunos para as belezas da natureza lembrando o Brasil de ontem e o de hoje. Para tanto, propomos atividades que em conjunto podem resultar em uma homenagem à natureza, bem como numa campanha de conscientização da necessidade de cuidados com o meio ambiente.
Aproveitamos o tema para trabalhar com os alunos as riquezas minerais e agrícolas que elevou o Brasil a crescer sua potencia nos seus primeiros anos de vida propor atividades que abordam conhecimentos dos educandos e noções de cuidados com o meio ambiente
Com esse pequeno projeto, esperamos também contribuir com a exploração da leitura em sala de aula, de modo a incentivar novas leituras e novos significados ao lido.
JUSTIFICATIVA
O projeto que procuramos desenvolver busca chamar a atenção dos alunos para as belezas da natureza lembrando o Brasil de ontem e o de hoje. Para tanto, propomos atividades que em conjunto podem resultar em uma homenagem à natureza, bem como numa campanha de conscientização da necessidade de cuidados com o meio ambiente.
Aproveitamos o tema para trabalhar com os alunos as riquezas minerais e agrícolas que elevou o Brasil a crescer sua potencia nos seus primeiros anos de vida propor atividades que abordam conhecimentos dos educandos e noções de cuidados com o meio ambiente
Com esse pequeno projeto, esperamos também contribuir com a exploração da leitura em sala de aula, de modo a incentivar novas leituras e novos significados ao lido.
Objetivo: Especifico
- Conhecer e valorizar as diversidades agrícolas e minerais;
- Traçar um paralelo entre os avanços agrícolas e as influências que tiveram após a colonização;
- Extinguir a idéia de uma escola alheia aos problemas ambientais neutralizando as diferenças culturais e, às vezes, subordinando uma cultura à outra.
- Promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça eqüidade, solidariedade que levem a buscar todos os valores patrióticos.
- Compreender a desigualdade social como um problema de todos
e como uma realidade passível de mudanças apartir do respeito ao próximo.
- Conhecer e valorizar as diversidades agrícolas e minerais;
- Traçar um paralelo entre os avanços agrícolas e as influências que tiveram após a colonização;
- Extinguir a idéia de uma escola alheia aos problemas ambientais neutralizando as diferenças culturais e, às vezes, subordinando uma cultura à outra.
- Promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça eqüidade, solidariedade que levem a buscar todos os valores patrióticos.
- Compreender a desigualdade social como um problema de todos
e como uma realidade passível de mudanças apartir do respeito ao próximo.
Recursos:
Pesquisa na Internet sobre as regiões e suas riquezas agrícolas e minerais ;
Atividades desenvolvidas na sala de aula, trabalhos leituras e escrita;
Registro de pesquisas de textos sobre o período colonial do nosso Brasil par entender melhor a sua história e sua evolução na agricultura e minérios
Elaboração de mapas coletivos para identificar as regiões e suas produções agrícolas e minerais
Pesquisa na Internet sobre as regiões e suas riquezas agrícolas e minerais ;
Atividades desenvolvidas na sala de aula, trabalhos leituras e escrita;
Registro de pesquisas de textos sobre o período colonial do nosso Brasil par entender melhor a sua história e sua evolução na agricultura e minérios
Elaboração de mapas coletivos para identificar as regiões e suas produções agrícolas e minerais
Elaboração
do Mapa do Brasil e sua Composição estadual.
Ampliação do Mapa do Brasil a partir de um modelo
pesquisado na internet, utilizando folhas de papel sulfite, cartolina, papel
cartão, papel pardo, celofane, lápis e caneta piloto.
O mapa foi dividido por Regiões e seus Estados e
colorido com tinta acrílica conforme o modelo padrão.
Foram confeccionados símbolos para caracterizar as
individualidades de cada Região e bandeiras para a identificação de cada
Estado, sendo que as mesmas foram pesquisadas na internet e impressas.
Composição
Seguindo o
tema do Projeto “As Riquezas naturais do
Brasil” foi realizada pesquisa individual e posteriormente discussão coletiva
sobre as principais características de cada região.
Para a reprodução dos símbolos regionais foram
utilizados recursos tecnológicos, técnicas de origami e materiais como: e.v.a.,
papel fantasia, papel de dobradura, cola quente, tesoura, tinta acrílica,
palito de dente, fitilho e material reciclável.
Caracterização minerais e agrícolas
Região Norte → Floresta Amazônica, onça-pintada, jacaré, vitória-régia, macaco, aldeia
indígena, boi-bumbá, guará-vermelho, boto.
Região Nordeste → Caatinga, mandacaru, asa-branca, calangos, peixes, embarcações,
arquipélago de Fernando de Noronha, sapo-cururu.
Região Centro-Oeste → Distrito Federal, cerrado, pantanal,
caranguejos, mandioca, extrativismo mineral, peixes, embarcações de grande e
pequeno porte, ex: canoa.
Região Sudeste → Indústrias, grandes edifícios, favelas, guará-vermelho, tartaruga, caranguejos,
pecuária, barcos.
Região Sul → Pampas, pecuária, plantação de laranja, gaúcho, araucárias, peixes,
embarcações.
Culminância do projeto desfile cívico apresentando as caracterizações das riquezas
minerais e agrícola
Referencias
Bibliográfica
Pedagogia
de projetos –
Editora
Rideel 1º edição
Tânia
Dias Queiroz –Márcia M.V.Braga
Eliane
PenhaLeick.
Escola Estadual Denise Gomide Amui
Diretora : Maria de Nazaré Gomes da Cruz.
Secretária: Iveluz Rodrigues dos Reis Lacerda
Coordenadora de cultura Maria Célia Siqueira Silva
Coordenadores Pedagógicos: Maria Helena Gouveia
Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário