segunda-feira, 8 de outubro de 2012

projeto dia da criança



Escola Estadual Denise Gomide Amui.

Projeto semana da Criança.



 


                                     ARAGUATINS/SETEMBRO-2012
Tema:
“Criança vivencia ser criança”.
Duração:
01 semana.
☻Justificativa
A escola é por excelência um espaço de aprendizagem, de formação para a cidadania e, portanto, espaço ideal para a discussão e reflexão dos direitos inerentes a crianças e aos adolescentes oportunizando-os a conhecer, analisar e discutir suas responsabilidades e direitos.
A nossa proposta nesse projeto  é valorizar  o respeito ao pensamento infantil, a estimulação da construção da sua autonomia e os princípios do erro construtivo, tendo em vista que ao “pensar bem” e “pensar por si própria”, a criança e o adolescente constrói o seu eu em diálogo com os outros.
Entendemos que, desde a educação infantil as crianças devem participar de atividades que propiciem o pensamento reflexivo e o diálogo investigativo daí este contempla a criança em todo o período da infância.
Ao divulgar os direitos da criança e do adolescente e efetivar ações para que os mesmos sejam evidenciados e discutidos, é essencial a participação dos vários segmentos sociais, a partir das famílias, célula base da sociedade, que às vezes, por falta de informação, pela desigualdade social ou por questões culturais, age com violência, negando o diálogo e, consequentemente, marca de forma negativa o ser humano na sua mais tenra idade. Consideramos ainda, que a desestruturação familiar resulta em relacionamentos conflituosos e difíceis, tornando a criança vítima indefesa; reforçar o direito e o dever dos pais de educar e participar na formação dos seus filhos se faz necessário, como assegurar o sexto princípio da Declaração “Toda criança tem direito ao amor e a compreensão, deve crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança para desenvolver a sua personalidade”.
Cabe ao educador estabelecer junto à criança e ao adolescente a relação direitos x responsabilidades a fim de que ela compreenda sua posição de sujeito de limites e possibilidades, “a criança tem direito à educação para desenvolver as suas aptidões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social”. (Art. 07da Declaração)
Para participar deste projeto mobilizaremos a participação de todos os educadores sociais, monitores, familiares e a comunidade.
Durante a realização do projeto “Criança vivencia ser criança”, os educadores sociais, coordenação,monitores e familiares promoverão: brincadeiras, jogos, apresentações artísticas envolvendo música, dança, teatro, atividades literárias e momentos de lazer.
Para desenvolver-se tanto nos aspectos psicosocial como cognitivo, as crianças e os adolescentes precisam ter os seus direitos assegurados, inclusive o direito ao lazer, que envolve essencialmente o brincar. Brincando a criança e o adolescente aprende a elaborar e resolver situações que vivencia no seu dia a dia, e para isso, usará capacidades como a observação, a imitação, o diálogo e a imaginação. Consequentemente, elas desenvolvem habilidades tanto no ponto de vista físico, quanto motor, cognitivo, afetivo e social.
Na culminância do projeto, daremos visibilidade às produções infantis realizadas durante todo o processo nas salas, especialmente as atividades que envolvam as várias linguagens artísticas por meio de uma exposição na escola. Com a utilização deste espaço pretendemos dar uma dimensão de respeito e valorização aos trabalhos realizados pelas crianças e adolescentes, o que determinará um aporte positivo para a construção da sua auto-estima e envolver a família e a comunidade no processo educativo das Crianças e Adolescentes.

Objetivo Geral:
Valorizar na criança e no adolescente o espírito de grupo, integração, socialização deixando-o vivenciar e expressar o ser criança sem deixá-lo esquecer que é alguém muito especial.

Objetivos específicos:
 Envolver a família e a comunidade no processo educativo das Crianças e adolescentes;
 Possibilitar as crianças e adolescentes o acesso a espaços que contribuam para o desenvolvimento social;
 Estimular nos sujeitos o exercício de liderança e autonomia;
 Buscar na escola espaços que possibilitem as crianças e adolescentes adquirir novas experiências;
 Criar espaços de participação das famílias no processo de ensino-aprendizagem;
 Valorizar a criança;
 Estimular a auto-estima;
 Evidenciar direitos e deveres da criança;
 Proporcionar jogos e brincadeiras;

☻ Desenvolvimento:
 Corrida de saco;
 Corrida de limão na colher;
 Caça ao tesouro;
 Escolha da melhor coreografia;
Torneio de queimada;
 Torneio de futebol;
 Brincadeiras dirigidas: (de roda, antigas e com balões);
 Filmes Educativos;
 Jogos educativos;
 Campeonato: Comer biscoito seco o mais rápido;

Comer melancia mais rápida;
 Dança das cadeiras;
Divulgação das melhores produções textuais. 
Temas: minha família, minha escola...

 Brincadeiras (caça ao tesouro, bola no pé, corrida de saco...)
Apreciação dos melhores trabalhos artísticos.
☻ Avaliação:
A avaliação será processual e contínua, acompanhando o desempenho e interesse dos educando nas realizações das brincadeiras e jogos. Também são observados os seguintes itens: criatividade, participação, interesse e relacionamento em grupo.

☻Cronograma:      para horário pós-almoço

Dia: 08/10/12 (segunda-feira)
Atividades: brincadeiras educativas (pátio).
Lanche: Pipoca
Dia: 09/10/12 (terça - feira)
. Atividades: torneio de futebol (quadra).
. Lanche: Pirulito
Dia: 10/10/12(quarta-feira)
Atividades: torneio de queimada (quadra).
Lanche: refrigerante ou suco.

Dia: 11/10/12 (quinta-feira)
.Atividades: Culminância do Projeto “criança vivencia ser criança” com a exposição dos trabalhos realizados pelos educandos. Apresentação dos grupos de dança, teatro e musica.
. Lanche; bolo e suco.
 Sugestões de vídeos para os temas com arte.
You tube:
·        Mãos 02h16min. Por Bruninha (vídeo reflexivo)
·        As mãos – Patati e Patatá. (música)

Referências:
Alfabetização sem segredo.
Ensino fundamental passo a passo.
Maria Radespiel.








As mãos
 
 
 





As mãos podem muitas coisas: oferecer apoio no momento certo, estender-se para consolar, segurar firme para amparar.

Mas o que mais podem as mãos?

As mãos saúdam, as mãos sinalizam. As mãos envolvem, dão carinho.

As mãos estabelecem limites. Escrevem. Abençoam.

As mãos desenham no ar o "a Deus", o "até logo".

As mãos agasalham. Curam feridas.

Para o mudo a mão é o verbo. Para o idoso é a segurança.

Para o irascível a mão erguida é ameaça. Para o pedinte a mão estendida é súplica.

Para quem ama, a mão silenciosa, que acolhe a do ser amado, é felicidade.

Para quem chora, a mão alheia é conforto.

Há mãos que agarram, perturbadas. Há mãos que tocam, suaves. Há mãos que ferem. Há mãos que acariciam. Há mãos que amaldiçoam.

Há mãos que abençoam. Há mãos que destroem. Há mãos que edificam, trabalham, realizam.

Jacó estendeu as mãos para abençoar Efraim e Manassés.

Moisés estendeu as mãos para transmitir a Josué a autoridade para conduzir o povo de Israel, em seu lugar.

Jesus impôs as mãos sobre as crianças para abençoá-las. Também impôs as mãos para curar a filha de Jairo, o surdo-mudo, o cego de Betsaida, e tantos outros.

Há pessoas que transmitem energias, através da imposição de mãos, entregando-se a essa tarefa tão bela de amor.

As mãos de Chico Xavier amparavam o pobre, o sofredor, o desesperançado.

Mãos luminosas das psicografias que traziam dos altiplanos mensagens edificantes da mais sublime beleza, que confortam, enlevam, esclarecem.

Mãos benditas desse arauto da boa nova, que não se cansavam de consolar a todos aqueles que as procurassem.

Nossas mãos podem exteriorizar o amor, construindo templos, hospitais e escolas; fabricando vacinas e equipamentos médicos; alimentando famintos, medicando enfermos...

Podem concretizar a paz social assinando tratados de armistício, escrevendo livros, guiando carros, pilotando aviões, varrendo ruas, tocando instrumentos musicais, pintando telas, esculpindo, construindo móveis, prestando serviços...

Podem manifestar fraternidade, ao lembrarmos da essencialidade do humano, da sensibilidade, da empatia, estendendo-as a um irmão que, num dia difícil, põe-se a chorar.

Pense nisso!

Suas mãos são abençoadas ferramentas para construção de um mundo melhor.

Use-as sempre para edificar, elevar, dignificar, apoiar, acenar com a esperança de melhores dias...
 







Sugestões de atividades com as mãos para artes do dia das crianças.


    


   
    




   


      
 

   

      

  
       

  

  

Escola estadual Denise Gomide Amui
Araguatins /TO
Diretora:________________________________
Secretária: Iveluz Rodrigues dos Reis Lacerda
Coordenadora de Cultura: Maria Célia Siqueira Silva
Coordenadoras pedagógicas:Maria Helena e Waldethe






Projeto semana da Criança







Araguatins/To





☻ Material Anexo:

Declaração dos Direitos da Criança
1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio - A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade
- moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

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