ESCOLA ESTADUAL DENISE GOMIDE AMUI
ARAGUATINS
- TOCANTINS
DIRETORA
DE UNIDADE: MARIA DE NASARÉ GOMES DA CRUZ
SECRETÁRIA
GERAL: IVELUZ RODRIGUES DOS REIS LACERDA
COORDENADORAS
PEDAGÓGICAS: MARIA HELENA GOUVEIA DA SILVA
E WALDETH
LIMA CAVALERSKI
COORDENADORA
DE CULTURA MARIA CELIA SIQUEIRA SILVA.
PROJETO PAPEL RECICLADO
INTRODUÇÃO
A educação está
altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base
para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um
aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com
os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso
difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na
formação dos alunos, seja no ensino infantil ou na universidade.
Reciclagem é uma saída
para amenizar a quantidade de lixo produzida por cada pessoa, ela consiste na
separação, seleção e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e
inorgânicos (vidros, papel, plástico, metal, etc.). A seleção e a recuperação
do lixo urbano no mundo, principalmente em países desenvolvidos já é prática rotineira
e generalizada.
Construir consciência sócio ambiental e
prática da cidadania por meio da educação é possibilitar as trocas de
informações entre os colegas e o professor sobre a reciclagem do papel e
suas etapas mais importantes na reciclagem do papel, a separação do lixo e a
coleta seletiva, percebe-se que o uso racional e a reciclagem do papel
podem reduzir a derrubada de árvores.
PROBLEMATIZAÇÃO
ü
O que é lixo, o que fazer com ele? Para onde vai o
meu lixo? Pode ser reaproveitado?
ü
Porque reciclar e porque se preocupar com recursos
naturais esgotáveis?
JUSTIFICATIVA
Analisando a situação do Planeta Terra hoje se faz
necessário agir de alguma forma ao menos minimizar a constante destruição que o
próprio homem vem causando ao meio ambiente por conta da vida moderna.
A
Proliferação das indústrias, os processos de urbanização e a utilização
desenfreada dos recursos naturais vêm causando grandes problemas para a
sobrevivência humana. Sendo assim vemos que muitas vezes simples atos são
necessários para a melhora do meio ambiente.
A reciclagem além de
ser um ato simples ameniza a situação do lixo e gera maiores possibilidades de
empregabilidade além da preservação dos recursos naturais. A cada tonelada de
papel reciclado pode-se poupar 22 árvores.
Cada pessoa consome 2 árvores por ano em papéis (para escrever,
guardanapos, embrulhos, etc.). Uma pessoa gera 10 vezes seu próprio peso em lixo doméstico por ano. No Brasil são produzidas
250.000 toneladas de lixo diariamente.
A educação está
altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base
para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um
aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com
os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso
difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na
formação dos alunos, seja no ensino infantil ou na universidade. A questão do lixo é um caso muito sério, pois
será uma herança que ficará por muitos anos para nossos filhos e familiares.
A necessidade de construir oficina com material reciclado
(papel) ante utilitário pode ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades e
criatividade dando condições de criar e aprimorar o senso crítico mediante a análise
do material, embalagens, recipientes, etc., que adquiridos e jogados fora se
tornam um novo utensílio e também uma fonte de renda nas famílias.
Com o
trabalho de reciclagem artesanal podemos dar mais sustentabilidade as famílias
e ensinar os educandos a confecção de cestarias portas lápis, celulares,
controles, descansos de panelas, porta retratos, etc., pois mais tarde eles podem optar por
produzirem artesanatos e assim ajudar no
sustento das suas famílias.
O
papel produzido será utilizado nas aulas de artes e o objetivo principal do
trabalho é sensibilizar os alunos na reciclagem e na reutilização de materiais
que seriam descartados.
“O homem é parte da natureza e sua guerra contra a
natureza é inevitavelmente uma guerra contra si mesmo… Temos pela frente um desafio
como nunca a humanidade teve, de provar nossa maturidade e nosso domínio, não
da natureza, mas de nós mesmos”.
Do Livro: Primavera Silenciosa.
(Rachel Carson).
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento de
competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na
sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola,
sensibilizar os educandos sobre a importância da reciclagem, da melhoria de
vida, a limpeza da cidade e até mesmo a possibilidade de se ganhar dinheiro com
materiais que podem ser transformados em arte.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø
Esclarecer os conceitos de repense, recuse, reduza,
reutilize e recicle;
Ø
Demonstra a importância do reaproveitamento de
produtos industrializados;
Ø
Promover uma orientação segura quanto à importância
da reciclagem para a preservação ambiental;
Ø
Aproveitar o papel por ser um material de baixo
custo e fazer adaptação para a substituição de material convencional e
utilitário;
Ø
Oportunizar alternativa significativa para
modificações de estratégias e mudanças no comportamento final do aluno;
Ø
Promover a utilização livre e ampla do bom senso e
da responsabilidade na execução de atividade prática;
Ø
Construir consciência sócio ambiental e prática da
cidadania por meio da educação em respeito a natureza;
Ø
Possibilitar as trocas de informações entre os
colegas e os professores sobre o projeto e sua importância futura aos
educandos;
Ø
Conhecer as etapas mais importantes
na reciclagem do papel: a separação do lixo e a coleta seletiva;
Ø
Perceber que o uso racional e a reciclagem do papel
podem reduzir a derrubada de árvores;
Ø
Conversar sobre a importância de se respeitar o
meio ambiente e de se preservar a natureza, entendendo que tais ações fazem
parte do currículo da escola e que contribuem para a formação integral de
nossas crianças.
CONTEÚDOS
Sensibilizar o educando
que através da reciclagem podem se evitar os inúmeros problemas que vem
afetando o nosso planeta, e assim, reconstruir
o conceito de meio ambiente, ecologia, globalização, sustentabilidade, escola
sustentável, refletindo sobre os problemas de desequilíbrio ambiental; secas
prolongadas estiagens e escassez de água chuvas torrenciais provocando erosão,
deslizamentos de terras de encostas, inundações; vendavais destruindo
edificações e plantações; entre outros. Qualidade de vida, hábitos de higiene,
atitudes e comportamentos que promovam uma vida saudável.
Lixo:
Produção, destinação, redução,
medidas, cálculos, área, perímetro.
Produção textual:
Relatório, roteiro, dissertação,
narração, poesia, convite, bilhete, agradecimento, entrevista, diálogo, etc.
Localização, espaço e tempo.
Localização, espaço e tempo.
“A educação tem de servir a um projeto da
sociedade como um todo”.
(Toro).
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas com ênfase em:
Todas as disciplinas com ênfase em:
Arte,
Ciências, Ensino Religioso, Filosofia, Experiência Matemática.
METODOLOGIA
O projeto proposto será guiado pela
metodologia participativa, cujas ações permitem a atuação efetiva dos
participantes, valorizando seus conhecimentos e experiências, envolvendo-os nas
discussões, identificação e busca de soluções para as insuficiências e
necessidades suscitadas para saber olhar e transformar seu espaço, criar ações
e mobilizar as pessoas e a comunidade. Dentre as ações destacamos:
Ø
Discussão,
análise, produção textual, declamação de poesias, dramatização de histórias,
oficinas com papel, pesquisas e debates;
Ø
Confecção de brinquedos diversos utilizando caixas
e papelão;
Ø
Construção de bijuterias usando diferentes tipos de
canudos, macarrão de plástico, e papelão;
Ø
Confecção de objetos variados com uso de balões,
cola, pincéis, etc.;
Ø
Produção de vários tipos de objetos escolares e
outros, explorando garrafas pet e canudos de papel;
Ø
Elaboração de documentário e vídeos com ênfase no
desequilíbrio ambiental do Rio Taquari com base em passeio ecológico às suas
margens.
Ø
Realização de desfile apresentando os vários tipos
de vestimentas confeccionados com materiais reciclados.
“Competência em educação é mobilizar um conjunto de saberes pra
solucionar com eficácia uma série de situações.”
(Perrenou).
RECURSOS TECNOLÓGICOS, FÍSICOS E HUMANOS
TECNOLÓGICOS:
Computadores,
data show, TV, microsist, aparelho DVD, CD, computador, impressora, câmera
fotográfica, filmadora, caixa amplificada, microfone, etc.
HUMANOS:
Alunos,
professores, diretora de unidade, auxiliares pedagógicos, e demais funcionários
da unidade escolar, famílias, palestrantes e voluntários da comunidade.
FÍSICOS:
Salas de aula, área externa da escola, laboratório I e II de informática,
biblioteca, auditório aberto, quadra de esporte coberta e sala de vídeo.
MATERIAIS PEDAGÓGICOS:
Material
de uso comum: lápis grafite, borracha, caneta, régua, apontador, tesoura, grampeador;
perfurador, lápis de cor; tinta, guache, de tecido, acrílica, papéis, pardo,
cartolina, cartão, chamex, cola.
AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
O
projeto será avaliado através da participação e envolvimento de todos; alunos,
professores, comunidade escolar, voluntário, pelo resultado das ações propostas
realizadas e principalmente, pela construção dos conhecimentos adquiridos pelos
alunos ao longo das atividades concluídas.
DIVULGAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO
Apresentação
do projeto aos professores alunos e demais funcionários da Unidade Escolar
através de vídeos sobre preservação e sustentabilidade escolar.
Os
resultados esperados serão divulgados através das produções textuais, pesquisas
tecnológicas e diversos artesanatos em papel produzidos pelos alunos e
professores, Reuniões Pedagógicas, Momentos Cívicos, Blog da Escola, Mural
Escolar.
COMO EXPLORAR O TEMA "RECICLAGEM"
COM AS CRIANÇAS?
Sugestões:
Ø Vídeo
salve o planeta (com os pingüins);
Ø Vídeo
salve o planeta azul (documentário);
Ø Vídeo
kika de onde vem o papel?
Ø Vídeo
como fazer o papel reciclado?
Ø Música: É
preciso reciclar (turma da Mônica);
Ø Vídeo: O
que é sustentabilidade? (Professor Pachecão);
Ø Vídeo de
artesanatos com jornal.
COMO
PRODUZIR O PAPEL RECICLADO
Materiais
necessários:
Ø
Liquidificador;
Ø
Rolo de macarrão ou garrafa de vidro;
Ø
Peneira circular de 20 centímetros de diâmetro;
Ø
Bacia na qual caiba a peneira;
Ø
Pedaço de madeira lisa;
Ø
1 litro de água;
Ø
8 colheres de sopa de amido;
Ø
20 a 30 folhas de folhas usadas ou revistas.
Modo de
fazer:
Ø
Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.
Ø
Coloque no liquidificador o papel picado, água e
amido de milho, batendo por 2 minutos.
Ø
Após desligar o liquidificador, verifique se o
conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja
muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a
mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.
Ø
Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte
dela forme uma camada na peneira.
Ø
Retire a peneira com a mistura.
Ø
Deixe secar ao sol, antes que a massa seque
totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem
liso, estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não
havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a
garrafa não quebre em suas mãos.
Ø
Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para
secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da
tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado.
Materiais
utilizados:
Caixa de papelão, cartela de ovos, rolinhos de papel
higiênico, caixas de sapatos, papelão de diferentes tamanhos, jornais
velhos, revistas, etc.
A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente:
Ø Reduz a
quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário;
Ø Reduz a
exploração de recursos naturais;
Ø Incentiva
a participação da comunidade na solução de problemas ambientais;
Ø Reduz os
impactos ambientais durante a produção de novas matérias primas;
Ø Reduz a
poluição ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário