quarta-feira, 5 de setembro de 2012

atividade 03

Universidade Federal de Uberlândia Centro de Educação a Distancia Unidade: IV Atividade: 03 Turma: 40 Aluna; Espedita Maria de Almeida. Tutora: Fernanda Caixeta Data 30/05/2012 As unidades escolares e profissionais da educação tem que estarem interagidos com as mudanças quanto a inclusão dos alunos com DM na sala regular pois, este é um direito que todos tem de se interagir com os alunos ditos normais. . A principal intenção é pensar na concepção de deficiência mental que não se limite no olhar clínico, que impõe uma condição impeditiva de aprendizagem e desenvolvimento e, mais que reforça a idéia de que a dificuldade principal do não aprender é uma responsabilidade daquele que se encontra na condição de deficiente. Desconsidera outros fatores intervenientes no processo de aprendizagem e desenvolvimento como, por exemplo, um bom relacionamento familiar, social e escolar, outros fatores sociais, econômicos e culturais. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência mental deve organizar situações que favoreçam o seu desenvolvimento, deve promover situações de estimulação dos mecanismos do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem e produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades especificas desses alunos. Acreditamos que os subsídios apresentados poderão se constituir em indicadores para a compreensão de que as pessoas com deficiência mental possuem um desenvolvimento que segue as mesmas leis, o mesmo processo das demais pessoas, porém com certas peculiaridades. São essas peculiaridades que o professor deve conhecer para poder eficientemente interagir, propondo atividades facilitadoras da aprendizagem e desenvolvimento, atuando assim, como um mediador no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência. É de suma importância considerar a interação do mediador como um fator de grande relevância no estabelecimento das relações entre o sujeito mediador ,objeto de conhecimento e sujeito da aprendizagem. No ambiente escolar que eu trabalho estes alunos são recebidos com carinho pois quando chegam a unidade escolar é feita uma apresentação deles aos outros alunos, isto apresenta um estímulo à competitividade, à negação das diferenças e uma tendência a valorizar a homogeneidade, a experiência que tenho a citar foi um trabalho feito com os aluno na abertura do JETS, com a presentação de abertura dos jogos,esta foi uma das atividades que foi muito gratificante tanto para escola como para os alunos e professores. Referencias Bibliográficas Revista da Educação Especial Educação Inclusiva Secretaria da Educação Especial/MEC

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