terça-feira, 4 de setembro de 2012
ATRIBUIÇÕES DP PROFESSOR DO AEE
Universidade Federal de Uberlândia
Centro de Educação a Distância
Unidade -II
Atividade -06
Aluno:ESPEDITA MARIA DE ALMEIDA
Turma: 40
Tutora: Fernanda Caixeta
Data:09
Manter parceria com os gestores e demais profissionais da escola;
Proporcionar formação de gestores, educadores e demais profissionais da escola na Perspectiva de uma Educação Inclusiva utilizando os momentos de HTPCs; em comum acordo com o coordenador pedagógico.
Possibilitar espaços de discussão com os demais professores da unidade escolar, bem como professores dos alunos atendidos de outras unidades quando houver (em dias e horários a definir), estabelecendo metas comuns relativas ao aluno em questão.
Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
Orientar quanto às estratégias já utilizadas nas Salas de AEE, buscando junto ao professor regente do ensino regular novas estratégias.
Participar de reuniões junto à secretaria, com finalidade de orientações, troca de saberes, suportes técnicos, encaminhamentos etc.;
Agendar reuniões, bimestralmente, com os pais dos alunos atendidos;
Encaminhar o aluno para atendimento específico no âmbito da saúde, quando houver necessidade (oftalmologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiatra, terapia ocupacional, fisioterapia, etc.);
Estabelecer, sempre que pertinente parceria com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilizarão de recursos de acessibilidade;
Realizar, caso tenha interesse, os cursos ofertados pela Secretaria de Educação visando formação continuada e aprimoramento da qualidade do atendimento educacional especializado;
Manter a Coordenação do AEE atualizada sobre listagem de alunos atendidos, freqüência (mensal) e possíveis desligamentos;
Promover e garantir a participação dos alunos atendidos em todos os ambientes e ações escolares que fazem parte da integração bio psico social do aluno, tais como: intervalo (recreio), excursões, atividades esportivas e culturais;
Manter a organização e manutenção da sala de atendimento junto aos gestores da Unidade Escolar, atividades esportivas e culturais.
A forma de matricula dos aluno na Unidade Escolar é do AEE é feita depois que o professor da sala regular encaminhar o aluno para ser feita um diagnóstico com o professor da sala de recurso. A Educação Especial se destina a alunos com deficiência física, deficiência mental, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdo cegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
O professor da sala de AEE deve articular-se com os professores do ensino regular, com a família, com os serviços setoriais da saúde, da assistência social objetivando preparar e executar um plano de ação que identifique as necessidades educacionais específicas dos alunos, definindo os recursos necessários e as atividades a serem desenvolvidas; devendo a proposta de AEE ser aprovada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente.
Para atuar no AEE o professor deve ter formação inicial para docência e formação específica para Educação Especial, seja ela inicial ou continuada.
O AEE deve ser realizado preferencialmente na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização não substituindo às classes comuns. O financiamento da matrícula do AEE é condicionado à matrícula no ensino regular da rede pública.
Organização curricular, programas e projetos desenvolvidos na escola: descrição dos objetivos, da carga horária, dos espaços, das atividades, dos materiais didáticos e pedagógicos, entre outros integrantes da proposta curricular da escola para a formação dos alunos. Avaliação do ensino e da aprendizagem na escola: descrição da concepção, dos instrumentos e do registro dos processos avaliativos do desenvolvimento dos alunos nas atividades educacionais e das estratégias de acompanhamento do processo de escolarização dos alunos; Formação continuada de professores no âmbito da escola e/ou do sistema de ensino: descrição da proposta de formação na escola (a organização, as parcerias, entre outros); a participação em cursos de formação promovidos sistema de ensino e Instituições de Educação Superior: nível do curso (extensão, aperfeiçoamento ou pós-graduação), carga horária e modalidade (presencial ou à distância); número de professores/cursistas da escola.
Contemplar, no Projeto Político Pedagógico – PPP da escola, a oferta do atendimento educacional especializado, com professor para o AEE, recursos e equipamentos específicos e condições de acessibilidade; Construir o PPP considerando a flexibilidade da organização do AEE, realizado individualmente ou em pequenos grupos, conforme o Plano de AEE de cada aluno;
Matricular, no AEE realizado em sala de recursos multifuncionais, os alunos público alvo da educação especial matriculados em classes comuns da própria escola e os alunos de outra(s) escola(s) de ensino regular, conforme demanda da rede de ensino;
É do professor a responsabilidade do Plano de AEE: identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas do aluno; planejamento das atividades a serem realizada avaliação do desenvolvimento e acompanhamento dos alunos; oferta de forma individual ou em pequenos grupos; periodicidade e carga horária; e outras informações da organização do atendimento conforme as necessidades de cada aluno;
Como percebemos, a legislação, no tocante a educação especial avançou muito. Os direitos estão garantidos. Falta agora, fazer valer. Acreditamos que com atividades de sensibilização na escola, na mídia, junto à família teremos força para quebrar os “pré-conceitos” e fazermos a inclusão de fato.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA:
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
Revista Inclusão
Marcos Políticos –Legais da Educação Especial.
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